Fundado em 2015, o UFRJ SEG Student Chapter é uma organização estudantil vinculada à Society of Economic Geologists (SEG) que tem como objetivo aproximar estudantes e profissionais da indústria na área de geologia econômica. A organização é composta por alunos de graduação e pós-graduação em geologia, com um comitê formado por presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro filiados à SEG. Além disso, dois geólogos membros da SEG, um representante da indústria (industry sponsor) e um da academia (academic sponsor), atuam como conselheiros.

Para alcançar o objetivo de capacitar os discentes e trazer conteúdo inédito na academia, o UFRJ SEG Student Chapter promove diversas atividades, dentre as quais se destacam: (1) a realização de cursos de software aplicados à exploração mineral, tais quais GIS avançado, LeapfrogGeo e Geosoft, bem como cursos teóricos; (2) workshops e semanas acadêmicas, focados em trazer o estado da arte de depósitos de classe mundial e tecnologias do setor mineral. (3) Atividades de campo, focando nas características de diferentes jazidas minerais no Brasil e no mundo, como mineralizações de Cu-Au e Pb-Zn no sul do Brasil, depósitos do tipo Cu-pórfiro na região central do Chile, depósitos de Nb no Complexo Catalão e Zn do tipo Mississipi Valley Type no Grupo Vazante e depósitos de Au-epitermal e esmeraldas hospedadas em folhelhos na Colômbia.

O Chapter também promove diversas parcerias com entidades do setor mineral como a Agência para o Desenvolvimento da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), Codelco do Brasil, NexaResources e BEMISA, as quais atuam como patrocinadores e trazem diversos benefícios como isenções de inscrição em simpósios de exploração mineral, excursões de campo, licenças acadêmicas de softwares e oportunidades de estágio. A SEG também apoia as atividades de campo com a disponibilização do fundo “Stewart R. Wallace”, concedido à Student Chapters ativos mediante a apresentação de uma proposta por escrito. Além disso as parcerias se estendem a outros SEG Chapters do Brasil e do mundo, as quais possibilitam trocas de experiência e a organização do Encontro Nacional de Geologia Econômica (ENAGE) e Simpósio Estudantil Brasileiro de Mineração (SEBRAMIN), ambos eventos estudantis.

O UFRJ SEG Student Chapter, como um complemento aos cursos de graduação e pós-graduação têm se mostrado uma excelente oportunidade de participar de atividades internacionais e uma porta de entrada para o ramo da geologia econômica, o qual é pouco presente no Rio de Janeiro, mas é de suma importância para o desenvolvimento da indústria mineral brasileira. As atividades também promovem aos estudantes perspectivas globalizadas do mercado mineral, bem como o desenvolvimento de oratória e trabalho em grupo, essenciais para a vida profissional dos geólogos.

UFRJ SEG Student Chapter 2

Atendimento Horário de Funcionamento
 Segunda a sexta feira, de 08h às 16h
Telefones Telefones